Conjunto de legumes
Rotulação: O mundo da fumagem e da aromatização

A nossa história

Contada em 2016 por Gerd Schmidt Stosberg , fundador da nossa empresa.

“Em 1954 vim a Portugal fazer uma prospeção de mercado de ferramentas e máquinas. Como havia boas perspetivas, voltei em 1955.

Já na Alemanha os fumados como as Enguias, as Trutas e o Salmão eram os meus favoritos, porém em Portugal nessa época não eram facilmente acessíveis. Para tentar colmatar essa falta, comecei o meu hobby, juntamente com os meus amigos compatriotas e montei algum equipamento para fumagem rudimentar.

Trabalhei aproximadamente 5 anos na venda de produtos e na montagem de máquinas para a indústria de carnes, nas quais também faziam parte equipamentos de fumagem e outros.

Das três maiores fábricas de carne, só resta a Isidoro. Cada uma delas tinha um salsicheiro Alemão, os quais também me ajudavam com os seus conselhos quando tinha problemas nas instalações “caseiras” do meu hobby de fumagem.

Em 1960 criei a minha empresa Schmidt-Stosberg, na sequência de um convite da fábrica SCHOTT, um dos maiores produtores mundiais de artigos de vidro, que faz parte da fundação CARL ZEISS, para seu representante em Portugal. Adicionalmente e durante os 10 anos da exploração mineira da Schott na área de Mangualde (extraindo quartzo- SIO2 para fabricação de vidros óticos), acumulei em paralelo a direção dessa empresa (Gralminas).

Durante esses anos, as horas dedicadas ao meu hobby eram muito reduzidas. Quando me retirei, com 86 anos, da atividade da empresa, cuja continuidade é garantida pelos meus filhos, e pude assim dedicar-me a full-time ao meu hobby.

Já tinha nesta altura instalado pequenos equipamentos industriais necessários para produzir fumados de salmão, enguias e transformação de carnes para salsichas. Tudo para consumo próprio, para oferecer a amigos, sem nunca pensar em venda.

Em 2015, a vontade de continuar ativo, aliada a essa paixão e a mais de 55 anos de experiência acabou por fazer nascer a Gourmet Aqui, uma forma também de não perder todos os conhecimentos e poder passá-los aos meus filhos).”