Conjunto de legumes
Rotulação: O mundo da fumagem e da aromatização

O sal fumado (defumado) é um produto com uma longa história.

Está documentado que o sal fumado já era utilizado na alimentação desde os tempo dos vikings. Foi em Portugal que os vikings encontraram o sal que tanto necessitavam e logo o consideraram como o melhor de todos.

Hoje em dia, as salinas portuguesas continuam a ser famosas pela elevada qualidade do seu sal.

Existem vários tipos de sal aromatizado no mercado, uns com mais qualidade que outros.

Mais quais são as principais diferenças entre os sais fumados (defumados) existentes no mercado?

1. Sal Marinho ou de outra origem apenas misturados com aroma de fumo.

Neste caso é usado o sal marinho “refinado” ao qual são adicionados aromatizantes artificiais de fumo. O sabor não fica tão delicado, mas pode temperar carnes, aves, peixes, verduras e legumes. Como a quantidade de sódio é alta, deve ser usado com muita moderação.

2. Sal Marinho ou de outras origens Fumado com Madeira

É usado o sal marinho “normal” produzidos por defumação comum em fumeiros com madeiras não definidas, que lhe confere um sabor afumado mais intenso e natural que o sal com aromas de fumo.

3. Sal Marinho Puro Fumado com Madeira

A qualidade faz toda a diferença. Quanto melhor for o sal, melhor é o resultado do fumado. É diferente fumar o sal marinho normal e fumar o sal marinho puro (produzido em pequenas salinas centenárias) . O sal marinho puro e de alta qualidade, fumado a frio com madeira nobres, cria um sabor intenso e ao mesmo tempo é mais suave, com um final de boca mais marcante.

4. Flor de Sal Fumado a frio

A flor de sal é a mais alta qualidade que se pode atingir num sal.  É chamada de Flor de Sal à fina película de cristais que cobre as salinas, retirada cuidadosamente e manualmente.

A grande vantagem da flor de sal é o sabor que desperta aos alimentos, sendo utilizada por grandes chefs e amantes de boa cozinha como um produto indispensável.

Agora imagine a melhor flor de sal Portuguesa, fumada a frio (pode demorara até 2 semanas), proveniente da queima das melhores madeiras de Portugal.

O resultado é um produto gourmet único, intenso de sabores, 100% natural, sem qualquer tipo de aditivos ou corantes, perfeito para dar um toque especial e diferente a qualquer receita.

É este produto singular que a Gourmet Aqui coloca aqui à sua disposição.

Saiba como usar a flor de sal fumado aqui.

Para comprar clique aqui.

Porquê Sal Viking?
Os Vikings e o sal de Portugal. Gastronomicamente falando, o que seria de Portugal sem o bacalhau?...
Saiba como usar a Flor de Sal Fumado
Os nossos produtos são a forma mais fácil para dar um toque especial e diferente a qualquer receita....