Conjunto de legumes
Rotulação: O mundo da fumagem e da aromatização

Os Vikings e o sal de Portugal.

Gastronomicamente falando, o que seria de Portugal sem o bacalhau?

Todos sabemos da enorme importância que esse peixe tem na nossa gastronomia. Mas talvez nem todos saibamos que a introdução do bacalhau na dieta portuguesa foi feita pelos vikings.

Os vikings foram um povo corajoso responsável por várias conquistas na Idade Média e algumas delas na costa portuguesa. Nas suas embarcações traziam peixe para a alimentação das tripulações. Para conservarem o alimento nos barcos, os vikings apenas secavam o peixe ao ar livre que era consumido nas longas viagens que faziam pelos oceanos. Mas a secagem não evitava o fácil apodrecimento dos alimentos.

Nessa altura os vikings constataram que na costa Portuguesa havia grande produção de sal, o qual os ajudaria a conservar os seus alimentos.

O sal era tão importante que foi por causa dele que Portugal fez um acordo de Paz com os Nórdicos: eles precisavam do nosso sal (Portugal tinha em quantidade e de qualidade) e, em troca, Portugal recebia o peixe que os vikings traziam, no qual se incluía o bacalhau.

Foi assim, por causa do sal, que o bacalhau entrou na dieta Portuguesa.

Para Portugal esta troca tinha uma importância vital, o bacalhau salgado, passou a ser o alimento principal nas longas viagens das caravelas na época dos descobrimentos.

Inspirado nos vikings, a produção de sal fumado Gourmet Aqui, utiliza apenas a melhor flor de sal Portuguesa. No caso da flor sal fumado a frio, o fumo utilizado na fumagem resulta da queima de madeiras nobres Portuguesas.

Tagine de vitela e tomate
Receita publicada por Marmita...
Perceba a diferença entre sal aromatizado e flor de sal fumado a frio (defumado) e respectivos benefícios
O sal fumado (defumado) é um produto com uma longa história....